A Visa International e a Royal Philips Electronic
juntaram-se para desenvolver e promover uma tecnologia de chip "sem contacto" para pagamento de transacções, permitindo que os consumidores efectuem uma compra sem abrir a sua carteira, bastando apenas passar um smart card em frente de um sensor.

Baseando-se na linha actual de smart cards de cada uma das companhias, esta tecnologia é mais frequentemente associada com a autenticação de identidades para garantir o acesso a uma rede, sistema ou local. Funcionando a 13,56 MHz, a nova tecnologia de comunicação de frequências rádio de curto alcance irá permitir a transferência de qualquer tipo de dados entre dispositivos como telemóveis, câmaras digitais e PDAs, assim como PCs.

Entre as potenciais aplicações deste dispositivo a nível do mercado de
consumidores citadas pelas duas empresas, de realçar os jogos a compra de
bilhetes para espectáculos, os jogos online, a obtenção de informações de trânsito e as compras a partir de casa. De acordo com os responsáveis de ambas as companhias, alguns destes serviços poderão surgir no mercado dentro de 18 meses, sendo que os mais populares e os primeiros estarão relacionados com conteúdos digitais, música e jogos.

Assim, por exemplo, o utilizador poderá efectuar o download de uma
música para o seu leitor portátil de MP3 empregando o seu cartão-chip para pagar os direitos de propriedade intelectual. Da mesma forma, poderá utilizar o cartão para obter e reproduzir a mesma faixa para o leitor de outra pessoa. Apesar de já existir actualmente tecnologia que permite fazer isso, falta ainda generalizá-la, apontam.

A holandesa Philips é já uma das principais fabricante para o mercado europeu de tecnologia de
smart cards - cartões do tamanho dos tradicionais de crédito contendo michochips. Contudo, estes produtos têm tido
uma evolução lenta nos Estados Unidos, pelo que alguns analistas consideram que a nova aliança poderá destinar-se a conquistar o mercado doméstico norte-americano.

Com esta nova parceria, semelhante à estabelecida entre a Philips e a Sony, as duas companhias estão a tentar estender a tecnologia dos smart cards a telemóveis, PCs, consolas de jogos, leitores portáteis de MP3, televisores, entre outros dispositivos.

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