O sector das PME investiu 1,16 milhões de euros em tecnologias de informação (TI) durante o ano passado, valor 11,1 por cento abaixo do registado em 2008.
Os dados, avançados pela IDC, referem que o sector das empresas de menor dimensão representa actualmente 35 por cento do investimento em TI.
Para 2010, este montante de investimento irá reduzir-se em 7,1 por cento, "num cenário de relativo atraso tecnológico face às suas congéneres europeias", antevê a consultora.
Segundo a IDC, a situação não destoa da do mercado global de Tecnologias de Informação, que deverá registar uma quebra de 6,5 por cento em 2010 (para 3,09 mil milhões de euros), depois de já ter registado uma redução de 10,3 por cento em 2009.
Os valores dados agora a conhecer têm em linha de conta os dados finais de 2009, nomeadamente o último trimestre, e mostram uma linha de tendência de "enfraquecimento progressivo" do investimento em TI, em resultado dos baixos níveis de confiança do mercado empresarial e consequente forte quebra do investimento.
"Em 2010 essa tendência de redução deverá desacelerar e, em 2011, com todas as reservas que a volatilidade económica aconselha, poderemos ver uma recuperação tímida deste mercado", afirma Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC em Portugal.
Os dados agora divulgados resultam de uma revisão das previsões da consultora feita a partir de diversas fontes de informação, das quais se destacam entrevistas aos fornecedores de TI e uma pesquisa junto de utilizadores e consumidores, salienta a IDC.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
Descubra tudo sobre os seus hábitos musicais (e ouça umas piadas) no StatsCrave -
App do dia
Construa uma equipa de sonho em Soccer Manager 2025 -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários