A PME Investimentos, sociedade de capital de risco, formaliza hoje um acordo de investimento com a NSEC Sistemas Informáticos, SA (AnubisNetworks) no valor de 500 mil euros. A PME Investimentos irá financiar o desenvolvimento da primeira fase de um projecto da empresa, que se dedica ao desenvolvimento de produtos na área de segurança informática.

A NSEC (AnubisNetworks) desenvolveu um sistema que impede a recepção de vírus, phishing, spam e outros tipos de mensagens indesejadas que chegam frequentemente às caixas de correio electrónico dos utilizadores. O sistema pode ser comercializado mediante três formas, nomeadamente de uma appliance, de um serviço ou ainda de uma solução específica.

No primeiro caso é utilizada um equipamento de reduzidas dimensões que é colocado nas instalações do cliente, visando prevenir e combater a recepção de correio electrónico não desejado. No segundo caso, o tráfego de correio electrónico do cliente é remetido para os servidores da NSEC (AnubisNetworks) que eliminam ou colocam em quarentena as mensagens indesejadas, entregando nos servidores do cliente apenas as mensagens consideradas não comprometedoras.

Por fim, no caso de uma solução específica, o sistema é adaptado às necessidades de cada cliente, sendo a solução destinada a grandes organizações com necessidades especiais e ISPs.

Segundo Francisco Fonseca, CEO da NSEC (AnubisNetworks), "apesar de se encontrar em fase de start-up, a empresa já detém protótipos funcionais da "appliance" e do serviço que se encontram em utilização em várias organizações, das quais destacamos a Vodafone, a Secretaria-geral do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril".

O projecto da NSEC tem um custo de financiamento global de 679.400 euros e a PME Investimentos irá intervir apenas na primeira fase com 500 mil euros.

Com esta intervenção, a PME Investimentos totaliza 24 operações formalizadas este ano, elevando o valor de investimento para 20.5 milhões de euros, 73 por cento deste valor corresponde a investimentos em empresas de inovação tecnológica.

Recorde-se que a PME Investimentos, em parceria com a NewCapital, anunciou recentemente o investimento de 590 mil euros na Move Interactive, uma empresa que se dedica à produção de videojogos de acção e aventura para computadores pessoais e consolas, comercializados no mercado internacional.

Notícias Relacionadas:
2005-10-14 - Estados Unidos continuam a produzir a maioria das mensagens de spam

2005-06-06 - Yahoo e Cisco desenvolvem ferramenta de combate ao spam