Esta é a opinião de cerca de 60% dos exportadores nacionais que concordam que a utilização de ferramentas online para vender no estrangeiro fez aumentar as receitas, enquanto 43% afirmam que mais de 75% das vendas internacionais dependem de ferramentas digitais.

O estudo, levado a cabo pela OCDE, pelo Banco Mundial e pelo Facebook - e que inclui 42 países - revela que quase metade das PMEs que comercializam os seus produtos e serviços além fronteiras (47%) tem planos de crescimento e criação de emprego para os próximos seis meses.

No caso das PMEs exportadoras, o comércio é o core do modelo de negócio e sucesso, com 4 em cada 10 inquiridos a reportarem que mais de 25% das suas receitas têm origem em negócios internacionais.

Apenas uma minoria das PMEs comercializa internacionalmente e quase metade dos exportadores (48%) identificaram a “venda para países estrangeiros” como um desafio.

O inquérito “The Future of Business” foi lançado em setembro de 2016 com o objetivo de se tornar uma nova fonte de informação sobre empresas de pequena e média dimensão