A análise, conduzida pela IDC a pedido da SAP, mostra que as PME em todo o mundo estão conscientes da importância que a aposta nas tecnologias tem para o seu negócio, com 39% a concordarem que a integração na economia digital “será essencial para a sobrevivência da sua empresa nos próximos três a cinco anos”.

Dos 3.210 gestores inquiridos, de 11 países, que trabalham em empresas com 10 a 999 colaboradores, mais de 52,5% afirmam que as novas soluções de tecnologia adotadas têm ajudado a começar ou a continuar a corrigir o fluxo de trabalho, na simplificação das operações e na melhoria da produtividade.

O software colaborativo é a ferramenta digital mais utilizada entre as PMEs inquiridas (50,6%), seguindo-se o CRM e o software de análise (38% e 37% respetivamente).

As empresas em que a receita cresceu 10% ou mais no último ano dizem que estão “bem encaminhadas na aplicação da tecnologia de conexão entre pessoas, dispositivos e empresas” – representando mais de um terço de todas as PMEs na pesquisa e mais de 45% das PMEs com 500 a 999 colaboradores.

O estudo revelou ainda que as pequenas e médias empresas estão conscientes de determinados riscos e desafios associados à transformação digital.

Cerca de um terço (entre 30,4 a 36,6%) concordam que “as relações pessoais entre os colaboradores da empresa não têm sido fortalecidas pela adoção da tecnologia”, com as PMEs de maior dimensão a concordarem ainda mais.

Entre 35 e 45% mostram-se preocupadas “com a dependência excessiva em relação aos dados na tomada de decisões acertadas”. Esta preocupação também é mais frequente nas PME de maior dimensão.

Europa pode ficar para trás

Os dados reunidos pela análise promovida pela SAP deixam um alerta aos europeus, indicando que o Velho Continente está a ficar para trás das outras regiões em matéria de transformação digital.

As principais conclusões neste capítulo podem ser vistas na infografia, em inglês, mostrada na galeria que apresentamos a seguir.