
A 30 de julho, mais de 25 lojas Continente foram o “palco” de Lure Parties Pókemon Go e promoveram junto dos dos clientes (e visitantes, neste sentido) a possibilidade de detetarem e capturarem pokémons dentro dos respetivos espaços comerciais.
E os responsáveis da marca divulgam agora os resultados alcançados com esta “manobra” de "Pokémon-marketing": a cadeia de supermercados afirma ter conseguido 12 mil “Gostos” adicionais na sua página de Facebook graças a esta iniciativa e anuncia terem sido registadas cerca de duas mil capturas de pokémons no site do evento.
Aliás, a empresa tem agora ativo um passatempo no mesmo endereço, sendo que os mais ávidos jogadores de Pokémon Go podem apanhar uma das criaturas animadas numa loja da cadeia, carregar a imagem dessa ação no site referido e esperar depois serem um dos vencedores contemplados com vales Google Play no valor de 50 euros.
[caption][/caption]
Esta é apenas mais uma ação de marketing que muitas marcas nacionais e estrangeiras têm desencadeado para tirarem partido do sucesso que o jogo da Niantic tem registado a uma escala global, que conseguiu atingir a espantosa marca de 100 milhões de downloads em apenas um mês.
Tal como o TeK mostra num pertinente artigo de opinião da autoria de Carolina Afonso, o mais normal passa pela tentativa das marcas conseguirem “atrair tráfego para o ponto de venda, gerar tópicos de conversação nas redes sociais e criar relação com os clientes”.
A lista composta pelas empresas e marcas que têm explorado Pokémon Go em ações de marketing é muito extensa, desde organizações de maior dimensão como as operadoras móveis, por exemplo, até outras marcas de áreas diversas como a Odisseias, a Asus e os hóteis Pestana Vintage Porto, por exemplo, apenas para citarmos alguns casos.
McDonald’s será o primeiro patrocinador oficial
O caso da McDonald’s a nível internacional é diferente, contudo, e poderá ir bem mais longe no que toca a estratégias de marketing em torno do universo Pokémon Go. A empresa já dinamizou iniciativas pontuais por cá neste âmbito, mas várias fontes online internacionais referem que a empresa poderá vir a ser o primeiro patrocinador oficial do jogo. Nesse âmbito, os 3.000 restaurantes McDonald’s no Japão poderão mesmo assumir a forma de ginásios oficiais do jogo.
Até os responsáveis da Niantic confirmam que os planos para explorar comercial e “promocionalmente” Pokémon Go são mais extensos do que é conhecido por agora. Conforme indica o site Engadget.com, John Hanke afirmou em entrevista ao Financial Times que a ideia passa por “introduzir locais patrocinados” no jogo, para que seja possível atrair utilizadores aos “estabelecimentos que decidam patrocinar Pokémon Go”.
O CEO da Niantic confirma ainda que “os anunciantes serão cobrados por cada utilizador da app que visite os estabelecimentos em causa”, dando o exemplo de Ingress, outro jogo baseado em realidade aumentada que o estúdio desenvolveu antes. Neste caso, “patrocinadores como as farmácias Duane Reade nos Estados Unidos e também a Vodafone alemã pagam para que as suas lojas sejam ‘portais’”.
Acredita-se que a Niantic revelará em breve mais novidades relacionadas com as parcerias de marketing que empresas de todo o mundo poderão firmar com a marca Pokémon Go.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários