O movimento Digital Valley tem vindo a promover a ligação entre as diferentes entidades que sejam determinantes para o crescimento e sucesso da indústria dos videojogos em Portugal, nomeadamente a formação, Governo e os players ligados diretamente à produção. O movimento ganha mais um aliado de peso, o Politécnico de Leiria assinou um protocolo de colaboração, que tem o objetivo da promoção de um cluster nacional de jogos digitais.

Segundo é referido, a criação do cluster nacional de produção de videojogos pretende aumentar a sua visibilidade e acesso a linhas de apoio, redes de investimento nacionais e internacionais, fechando protocolos entre as diversas unidades de formação com outras editoras internacionais. Cada organização participa nos projetos, em que o seu contributo é dado mediante a sua especialidade.

digital valley
digital valley

O protocolo, que foi assinado durante o Futurália, no dia 1 de abril, é referido como muito importante para o Politécnico de Leiria, segundo o seu presidente Rui Pedrosa. “É o reconhecimento da qualidade do trabalho que temos desenvolvido, bem como do investimento na qualidade dos professores, técnicos e investigadores, e nas infraestruturas pedagógicas e científicas, em particular no âmbito da licenciatura de Jogos Digitais e Multimédia”. Para o Politécnico, a parceria vai permitir integrar um movimento que tem uma elevada massa crítica, capaz de posicionar Portugal de forma distinta na área dos jogos digitais.

Associação e Digital Valley querem pôr a indústria de videojogos a falar a uma só voz
Associação e Digital Valley querem pôr a indústria de videojogos a falar a uma só voz
Ver artigo

Rui Pedrosa salienta as novas oportunidades que poderão surgir, sobretudo na área dos serious games, assim como o uso de estratégias de gamificação associados a processos de aprendizagem “mais ativos e atraentes em múltiplas áreas de conhecimento”.

O protocolo promete a promoção de formação profissionalizante qualificada de quadros, a nível de cursos não conferentes de grau e que sejam suportados por agentes que estejam fora do sistema do ensino superior público ou privado, com a disponibilização de mão de obra especializada no sector dos videojogos. Espera-se ainda a criação de pacotes de formação de Ensino Superior, cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas ou mestrados ligados às diferentes áreas desta indústria.

Foram ainda traçados outros objetivos da parceria, tais como potenciar condições para a realização de investigação científica, a nível de mestrados e dourados; promover a divulgação e boas práticas no desenvolvimento de videojogos; sensibilizar a opinião pública o potencial da criação de empregos e respetivo interesse económico, tecnológico e estruturante do sector; visa ainda a organização de eventos nacionais e internacionais transversais à indústria; atrair potenciais investidores e indústrias desta área; assim como criar uma marca forte e diferenciadora.

O acordo visou ainda o Politécnico de Leiria no Conselho Consultivo da Digital Valley Academy (DVA), prometendo a participação em atividades e eventos a serem desenvolvidos, assim como na comunicação de iniciativas conjuntas.