Bitcoin, Ethereum, Ripple e Litecoin são apenas quatro das criptomoedas mais populares do momento. No último ano todas elas registaram grandes subidas de valor, graças a investimentos sucessivos, mas para além das consequências positivas deste fenómeno, também se registam alguns resultados negativos, como o impacto económico que estas moedas têm tido no preço das placas gráficas e dos processadores.

Não se sabe quem criou a Bitcoin, mas a Forbes diz que já é a 44ª pessoa mais rica do mundo
Não se sabe quem criou a Bitcoin, mas a Forbes diz que já é a 44ª pessoa mais rica do mundo
Ver artigo

Atualmente, com o aumento da procura por estes componentes, e com a consequente escassez de stock, as empresas têm encontrado argumentos suficientes para sustentar a subida de preços do seu hardware. No caso da AMD e da Nvidia, que são duas das maiores empresas a operar no segmento dos GPUs, já se registam alguns casos de subidas abruptas de preço, principalmente nas gamas médias e altas. O fenómeno tem sido agravado pelo facto de estes componentes estarem a ser comprados em grandes volumes, o que leva a reduções significativas (e imediatas) de stock.

De acordo com a Polygon, o modelo Nvidia GeForce GTX 1070, que antes era vendido por um preço médio de 380 dólares, está agora à venda, em algumas lojas, por valores superiores a 700 dólares. Note que os chamados "mineiros de criptomoeda" utilizam várias placas gráficas em simultâneo para conseguir resolver problemas matemáticos necessários à autenticação de pagamentos na rede de moedas como a Bitcoin, ajudando ao funcionamento do sistema e, em consequência, à criação destas moedas. Quanto mais poder existir num setup, mais rápido este processo se torna.

Segundo a mesma publicação, placas como a GTX 1060, a GTX 1070, a AMD Radeon RX 570 ou a Vega 64, estão neste momento em falta nos armazéns das suas respetivas empresas. Em resposta, algumas retalhistas já limitaram o número de unidades por cliente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.