A revista Forbes atualizou a lista dos Homens mais ricos do mundo para incluir um anónimo na quadragésima quarta posição. Isto depois de o valor da Bitcoin ter ascendido até um novo máximo na casa dos 19.771 dólares. Desde esta segunda-feira, dia 18 de dezembro, o lugar está ocupado pelo criador daquela criptomoeda, cuja identidade permanece um mistério.

Apesar de muitos terem tentado identificar a pessoa por detrás da Bitcoin, nenhuma pista levou a uma conclusão concreta e sustentável. Sobre a personalidade por detrás desta moeda, existe apenas um pseudónimo: Satoshi Nakamoto. A lista de suspeitos, contudo, já vai longa. Michael Clear, Vladimir Oksman e Vili Lehdonvirta são apenas alguns dos nomes mais sondados no âmbito das investigações que têm tentado levar inúmeras autoridades ao encalce do verdadeiro autor.

De acordo com a revista Forbes, a riqueza acumulada desta personalidade, que se estima ser de 980 mil bitcoins, representa hoje cerca de 19,4 mil milhões de dólares, ou 14,7 mil milhões de euros. O valor é suficiente para o colocar acima do multimilionário saudita Al-Waleed bin Talal e poucas posições abaixo da viúva de Steve Jobs, Laurene Powell Jobs.

Recorde-se que em dezembro de 2015 as autoridades australianas julgavam ter capturado o verdadeiro Satoshi Nakamoto depois de terem detido o empresário Craig Steven Wright. O suspeito foi identificado na sequência de uma investigação conduzida pelos portais de notícias tecnológicas Wired e Gizmodo, e Wright chegou a confirmar que era, de facto, o criador da Bitcoin. As suspeitas foram mais tarde dissipadas quando o homem não conseguiu provar ser o autor da criptomoeda.