Depois de uma fase em que se mostrou reticente a integrar motores elétricos nos seus veículos, a Porsche parece ter abraçado a revolução tecnológica por inteiro. De acordo com o portal alemão Automobilwoche, a empresa está a desenvolver um drone de passageiros e os primeiros esboços estão perto de ser apresentados.

A publicação escreve que o drone vai ser um aparelho autónomo, embora existam modos de voo que vão dar ao passageiro algum controlo sobre a máquina.

Dubai com frota de "táxis voadores" a partir do próximo mês de junho
Dubai com frota de "táxis voadores" a partir do próximo mês de junho
Ver artigo

Apesar de ainda não existirem confirmações oficiais por parte dos representantes da marca, Detlev von Platen, que lidera o departamento de vendas da Porsche, sublinhou recentemente os embaraços que sentia na estrada, que o faziam demorar cerca de 30 minutos entre o quartel-general da empresa e o aeroporto, ao passo que um helicóptero era capaz de fazer o mesmo trajeto em "três minutos e meio".

À primeira vista, esta parece ser uma aposta disparatada e bastante deslocada daquilo que é o core da Porsche, mas ao analisarmos os projetos que as faricantes alemãs têm na garagem, percebemos que marcas concorrentes, como a Daimler e a Volvo estão igualmente a apostar neste mesmo segmento. Até a Volkswagen, que detém a Porsche, já participou no desenvolvimento de um veículo semelhante com a Airbus.

Se este tipo de transporte vai ser popular no futuro, ninguém sabe, mas o certo é que já são várias as empresas a trabalhar nas suas próprias versões do chamado drone voador de passageiros. No Dubai, por exemplo, já foram feitos vários testes a soluções da Volocopter e da Airbus, por exemplo. Com este cenário, a Porsche não deverá querer perder a oportunidade de marcar presença neste segmento.