O Portal de Compras Electrónicas do Governo avança a 14 de Janeiro de 2004, garantiu José Luís Arnaut ministro-adjunto do Primeiro Ministro no encerramento do 13º Congresso da Associação Portuguesa das Comunicações. Segundo o responsável, as primeiras adjudicações avançam ainda este mês com a publicação do caderno de encargos relativos à definição do modelo estratégico do Registo Nacional de Fornecedores, já na próxima semana. Para a mesma altura está agendada a definição de poupanças geradas pelo Programa Nacional de Compras e a definição do sistema de monitorização para o Registo Nacional de Fornecedores.



O ministro-adjunto acrescentou ainda que os primeiros leilões (modelo que será utilizado quando o Portal estiver a funcionar a 100 por cento, por forma a garantir que o Estado consiga efectuar determinada aquisição pelo melhor preço) serão realizados ainda este mês. O objectivo é testar funcionalidades dada a proximidade do arranque do projecto. Estes leilões terão lugar nos sete ministérios e no Conselho de Ministros, entidades onde foram realizados os pilotos.



"Está concluído o levantamento da situação actual em cada um dos ministérios", frisou o responsável acrescentando que "o modelo organizacional da Unidade Nacional de Compras estará concluído no final de Dezembro, enquanto a definição do modelo padrão das unidades ministeriais de compras, implementadas nos projectos piloto poderá avançar em 2004".



A intervenção de José Luís Arnaut serviu ainda para relembrar a aposta do Governo na Sociedade da Informação, espelhada no Orçamento de Estado para 2004 que destina uma verba de 350 milhões de euros à promoção e desenvolvimento da Sociedade da Informação em Portugal.



Nota da Redacção: [2003-11-21 18:27:00]A notícia foi actualizada com mais dados referentes às declarações do Ministro.



Notícias Relacionadas:

2003-09-23 - eGovernment discutido em Lisboa por 16 países

2003-09-02 - UMIC assina protocolos para início dos projectos-piloto de compras electrónicas