A empresa de computadores de bolso Palm anunciou no seu Website que a partir de 10 de Janeiro de 2002 irá descontinuar todos os serviços do portal Web MyPalm, entre os quais o calendário e o livro de endereços, apagando todos os dados dos utilizadores daquele portal personalizado e direccionando-os para o novo endereço Palm.net de subscrição paga.
A única exepção que se verificará nesta transição, após a data prevista, é o facto dos utilizadores dos modelos de computadores de Palm VII and VIIx poderem ainda aceder ao seu endereço de correio electrónico e às aplicações da sua conta da Palm.Net, através do site http://my.palm.com.
O serviço Pam.net é pago, ao contrário do MyPalm que exigia uma subscrição, mas era gratuito. O plano de preços disponível de taxas mensais para as contas do serviço Palm.net. que passam pelo plano básico (50 KB incluidos) que custa 9,99 dólares ou 2.300 escudos (facultando um total de trinta mensagens para além de notícias sobre acções da bolsa, tempo, desporto ou actualidade); pelo plano expandido (com 150 KB) integrando noventa mensagens para além de outros serviços já cobertos pelo plano básico por um preço de 24,99 doláres ou 5.700 escudos. Se o utilizador pretender um plano de volume ilimitado, sem limite de espaço ou de número de mensagens pagará 44,99 dólares ou 10.267 escudos.
Marlene Somsak, porta-voz da Palm, justificou à CNET, que "a ideia de armazenar a informação pessoal de cada um na Internet era grande há um ano atrás, mas extinguiu-se com o declínio das dot.com".
O interesse da gestão de informação pessoal (PIM) na Internet, de acordo com aquela responsável foi tomado como uma vantagem potencial no aumento de receitas como publicidade e subscrições, "mas na realidade isso não aconteceu nesta indústria", defendeu.
Tal como foi já noticiado, a Palm reduziu mais de 500 postos de trabalho, no início do ano e mais recentemente uma dúzia de empregos de modo a garantir a salvaguarda da empresa Anyday.com, adquirida pela Palm, no ano passado (o valor do negócio rondou os 80 milhões de dólares ou 2, 4 milhões de escudos, em Maio de 2000).
A recente estratégia de encerrar serviços concorrentes da Anyday.com, permitirá focar o negócio do MyPalm para o curto e longo prazo. Marlene Somsak referiu que a Palm recebeu alguns benefícios da aquisição da Anyday.com, incluindo um sistema melhorado de gestão dos subscritores dos serviços Internet, assim como a utilização do trabalho dos engenheiros que já produziram novas aplicações móveis, que irão ser usadas nos dispositivos Palm sem fios de próxima geração. Esses computadores de mão, esperados este ano, têm vindo a ser atrasados até 2002.
O portal Web MyPalm foi anunciado em Novembro de 2000. Naquele tempo a empresa não tinha ainda adquirido o domínio Mypalm.com, por isso fez um acordo com uma firma de consultores de Internet Britânica que o possuía, para a sua eventual partilha. No passado ano, o tráfego do Mypalm.com foi redireccionado para o site oficial MyPalm, o mypalm.com.
A Palm tenta agora criar uma subsidiária separada para investir no negócio de sistema operativo até ao final do ano e tem como objectivo, para o próximo ano, iniciar o processo de se dividir em duas empresas autónomas.
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