Portugal ocupa o vigésimo quinto lugar no índice de competitividade para o sector das Tecnologias da Informação da Economist Intelligence Unit. O ranking resulta de um estudo efectuado pela prestigiada unidade e mede um conjunto de factores críticos para a competitividade de um país naquela área, atribuindo um valor final que pondera todos os factores.



A classificação obtida por Portugal (45.3) é positiva tendo em conta que a análise envolveu 64 países, o que torna o 25º lugar português uma das presenças na primeira metade da tabela. É menos positivo tendo em atenção que todos os países da "velha" Europa estão à frente de Portugal nesta classificação, com excepção da Grécia.



A tabela do EIU é liderada pelos Estados Unidos, seguidos pelo Japão e pela Coreia do Sul. O primeiro classificado europeu é o Reino Unido que surge na quarta posição, antes da Austrália que encerra o Top 5.



"Relativamente poucos países reúnem todos os factores necessários para suportar um sector TI próspero mas os Estados Unidos, o Japão, a Coreia do Sul e o Reino Unido conseguem apresentar fortes ambientes de competitividade nesta área", considera a unidade.



Entre os factores analisados pela EIU estão a abundância de competências, a existência de uma cultura da inovação, infra-estruturas tecnológicas, políticas governamentais e ambiente competitivo.



Notícias Relacionadas:

2007-05-08 - Portugal cai uma posição no índice e-readiness 2007