
Portugal é o 37º entre as 155 economias que compõem o Índice de Desenvolvimento Tecnológico da União Internacional das Telecomunicações (UIT), de acordo com os dados do relatório anual "Measuring the Information Society 2012", divulgado ontem.
O relatório indica que Portugal apresenta uma percentagem de desenvolvimento tecnológico de 6,05 pontos, tendo registado um crescimento face aos 5,85 pontos obtidos em 2010, embora em relação ao mesmo período tenha também perdido um lugar no ranking dos países mais desenvolvidos ao nível das TIC.
O índice agrega 11 indicadores que medem o progresso dos países realizados no acesso às Tecnologias da Comunicação e Informação, à sua utilização e especialização, nomeadamente ao nível das assinaturas de serviços para acesso à Internet - móvel e fixos - habitações com computadores, bem como rácios de literacia.
De acordo com informações divulgadas pela UIT, entre os países analisados, a República da Coreia mantém o estatuto de economia mais desenvolvida ao nível das TIC, seguida da Suécia, Dinamarca, Islândia e Finlândia. De resto, entre as dez economias mais desenvolvidas oito são europeias e duas asiáticas, cabendo ainda neste leque o Japão (8º lugar), a Holanda, Luxemburgo, Reino Unido e Suíça.
[caption][/caption]
Especificando alguns dos indicadores usados pela UIT para este estudo, um dos destaques vai para a descida generalizada dos preços das telecomunicações e dos serviços de acesso à Internet.
Segundo o estudo, entre 2008 e 2011 assistiu-se a uma descida de 30% no preço médio dos serviços de chamadas fixas, chamadas móveis e acesso à Internet, com os acessos fixos de banda larga a registar a maior descida dos preços médios - cerca de 75%.
O relatório "Measuring the Information Society 2012" destaca ainda que continuam a existir "grandes diferenças entre os países desenvolvidos e as economias em vias de desenvolvimento", destacando um grupo de países nos últimos lugares - que engloba, por exemplo, o Burkina Faso, Moçambique, Nigéria, Guiné ou a Etiópia - que necessitam com mais urgência de medidas políticas para inverter a situação.
Em sentido contrário, a UIT identifica também os países que realizaram os maiores progressos na melhoria da utilização das TIC, revelando que a maioria se insere no chamado grupo de economias em desenvolvimento. O leque dos que mais cresceram abrange o Brasil, Bahrain, o Kénia, a Arábia Saudita, o Gana e o Ruanda.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários