A Microsoft Portugal arrecadou a segunda posição no ranking das melhores subsidiárias do mundo da Microsoft Internacional pelo seu desempenho durante o ano fiscal de 2009. A subsidiária portuguesa classificou-se atrás da Microsoft Golfo, que obteve o primeiro lugar.

O prémio de "2ª Melhor Subsidiária Internacional" surge após dois anos consecutivos de liderança no ranking da gigante do software, mas segundo Nuno Duarte, o "feito" foi mais difícil de alcançar.

"A dificuldade do ano que passou, as mutações que assistimos em termos da degradação do clima económico e social e a acentuada retracção no investimento levou-nos a ter de trabalhar muito mais e melhor para conseguirmos entregar objectivos delineados num clima francamente mais positivo", refere o director-geral cessante da Microsoft Portugal num comunicado enviado à imprensa.

O responsável faz ainda questão de salientar que, embora a subsidiária portuguesa este ano se tenha ficado pelo segundo lugar no ranking, a distinção não deixa de representar "a elevação de Portugal a uma galáxia reservada apenas para os países com elevada massa crítica" e o reconhecimento "como exemplo mundial de gestão e inovação".

Os critérios para a atribuição do prémio à subsidiária portuguesa foram a diversificação do negócio, a excelência da execução do plano estratégico, melhor desempenho no Internet Explorer 8, melhores práticas no sector da Educação e a satisfação de clientes e parceiros.