Portugal melhorou o índice de inovação mas, globalmente, não se tornou um país mais competitivo desde o ano passado. A conclusão é do Fórum Económico Mundial, que hoje divulgou a edição 2010-2011 do seu Relatório Global de Competitividade.



Portugal ocupava na edição anterior do relatório a 43ª posição. Este ano desce para a 46ª, num ranking que avalia diversos factores em 139 países. No contexto da União Europeia a 27, onde vários países também perderam lugares face ao ano passado, Portugal surge na 18ª posição.



Os resultados mais positivos obtidos por Portugal nesta comparação mundial vão para os pilares que medem indicadores relacionados com a Preparação Tecnológica, uma das áreas avaliadas no âmbito dos Factores de Eficiência. Aqui Portugal conseguiu uma 31ª posição. Este lugar conseguido na tabela é idêntico para o parâmetro que avalia a Inovação, onde Portugal consegue uma 32ª posição, mantendo a tendência de subida que já na edição anterior do estudo revelava.



Globalmente, no universo de indicadores que medem os Factores de Inovação e Sofisticação - onde se inclui o pilar da inovação - Portugal posiciona-se na 39ª posição do ranking.



Outros indicadores mais específicos do estudo colocam Portugal em lugares mais destacados. O país é o 13º no tempo necessário para a criação de um negócio e tem a 4ª taxa mais favorável do mundo, no que se refere ao peso das tarifas aplicadas ao comércio internacional. Portugal é ainda 14º na taxa de penetração móvel, assim como no Investimento Directo Estrangeiro (IDE) e na transferência de tecnologia.



No índice principal do Fórum Económico Mundial lidera este ano a Suíça, com uma pontuação de 5.63, na soma dos diversos indicadores (Portugal somou 4.38 pontos). Suécia, Singapura, Estados Unidos e Alemanha fecham o top cinco dos países mais competitivos.



Recorde-se que já em Março deste ano tinham sido divulgados dados do Fórum Económico Mundial que deixavam Portugal menos bem na fotografia. No ranking mundial que avalia o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento e competitividade dos países, Portugal caía para a 33ª posição, depois de no ano antes ter ocupado a 30ª posição e no ano antes desse a 28ª.