Apesar do mercado de comunicações móveis estar perto da saturação, no ano de 2002 o número de subscritores registados pelas operadoras portuguesas cresceu 7 por cento em relação aos valores de 2001. Os dados agora revelados pela Anacom indicam que o número de clientes das redes móveis terrestres era de 8.529 mil, o que corresponde a uma penetração de 82,5 por cento.



Porém, o último trimestre do ano passado foi bastante mais fraco do que períodos homólogos em anos anteriores, sendo angariados 185 mil novos clientes, num crescimento de apenas 2,2 por cento. Assim, tal como já aconteceu no ano de 2001, o trimestre de maior crescimento em termos de número de assinantes foi o terceiro e não o habitual período de pico colado à época de Natal.



De acordo com o comunicado enviado à imprensa, a maioria dos clientes das três operadoras móveis portuguesas são assinantes de cartões pré-pagos, um valor que corresponde a 78 por cento do total de subscritores do serviço.



Durante o ano foram geradas nas redes móveis 5,6 mil milhões de chamadas telefónicas, contabilizando quase 10 mil milhões de minutos de tráfego. O serviço de mensagens escritas, SMS, atingiu os 2 mil milhões de mensagens, registando um crescimento de 28 por cento em relação a 2001. A Anacom continua a não distinguir a utilização de outros serviços de dados - nomeadamente o WAP e acessos por GPRS - nem de recepção e envio de mensagens multimédia (MMS).




Fazendo o balanço de um ano de funcionamento do serviço de portabilidade de número móvel - que permite aos clientes mudarem de operador sem prescindir do seu número de telefone - a Anacom indica ainda que foram portados mais de 6 mil número de telemóveis.

Notícias Relacionadas:

2002-12-11 - Taxa de penetração de serviços móveis em Portugal supera os 80%

2002-10-08 - Rede móvel apresenta elevado nível de acessibilidade mas é pouco homogénea

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.