É a responsável pela plataforma tecnológica que assegura conteúdos a quem todos os dias circula no metro de Lisboa, cruza as estações de comboios da Refer ou folheia o iPaper do Diário Económico. A portuguesa Mobbit Systems está no mercado desde 2003 e tem vindo a desenvolver, desde essa altura, soluções tecnológicas nas áreas dos sistemas de gestão de conteúdos, gestão de atendimento, comunicação digital e marketing interactivo.



A empresa está agora a iniciar o processo de internacionalização e escolheu o Brasil - onde em breve planeia contar com uma equipa de 15 pessoas - como um dos mercados alvos. Na Europa começa por saltar a fronteira para Espanha, onde ultima pormenores para o lançamento da operação local.



Da vocação inicial de software house, a empresa tem alargado as áreas de actividade, nomeadamente à área dos serviços, que hoje já representam metade da facturação. Tem também, como explicou hoje Henrique Martins, CEO do projecto, "empacotado" algumas das soluções desenvolvidas em produtos prontos a entregar ao mercado.



Entre os principais produtos estão o Insight, uma solução multiplataforma para a produção e gestão de conteúdos em sistemas de TV corporativa; a Contact TV, uma solução com cerca de 600 templates pré-definidos vocacionada para comunicação com o cliente em vários sectores de actividade; ou o Contact Line, uma plataforma para apoio ao atendimento ao cliente, que visa ajudar as empresas a melhorar o desempenho a este nível nos pontos de venda.



Esta última solução é uma das bandeiras da empresa no Brasil. No mercado espanhol uma das principais apostas será a Contact TV, que em Portugal a empresa tem implementado em agências de viagens, na distribuição e no sector da banca.



A generalidade das soluções da Mobbit está baseada numa mesma Framework, que suporta diferentes módulos acomodados como camadas de serviço. Na formulação final algumas das soluções envolvem uma componente de hardware, que a empresa procura assegurar com parceiros nacionais. É o caso de uma solução de mapas que comercializa na área do turismo integrada numa dispositivo de navegação próprio.



Henrique Martins explicou na apresentação à imprensa que a estratégia da empresa em Portugal passa por continuar a desenvolver áreas onde já tem implementações - como aquela que materializa na Contact TV - e aprofundar trabalho na áreas das soluções que tirem partido da muita largura de banda que as redes de fibra prometem colocar em breve à disposição de uma fatia alargada da população. A distribuição de conteúdos em streaming é um dos exemplos apontados por Henrique Martins.



Nos mercados internacionais, a empresa pretende seleccionar as ofertas com maior potencial e avançar sempre com estruturas locais. "Vamos exportar o software e uma metodologia. Não serão só estruturas comerciais", acrescenta o CEO.



Globalmente o mercado de digital signage é uma das apostas centrais da empresa, que cita estudos internacionais para apontar taxas de crescimento estimadas na ordem dos 70 a 80 por cento para este mercado.



A Mobbit Systems é desde o final de 2008 participada pela Ongoing, que deu suporte ao projecto de internacionalização da empresa. Desde essa altura aumentou o número de funcionários de 26 para 74. Quarenta estão afectas à área de desenvolvimento.



Para este ano a empresa prevê uma receita de 9,6 milhões de euros, metade da qual já deverá chegar dos negócios internacionais. Em 2011 espera aumentar esse valor para 13,2 milhões.