A portuguesa Smartex.ai adquiriu a startup turca Tuvis. A empresa desenvolve soluções de controlo visual de qualidade na produção de têxteis, baseadas em inteligência artificial e deep learning, área de atuação que é também a da empresa portuguesa, vencedora da edição de 2021 da competição de startups da Web Summit.

Com uma das maiores indústrias mundiais de textil, a Turquia é também já um dos principais mercados das soluções da Smartex.ai, que por esta via reforça a presença local e anuncia a instalação no país de um novo centro de engenharia (nas fotos).

Na Turquia, a Smartex.ai operava até agora através de um distribuidor local, a Erko, e já tinha “vários engenheiros e técnicos de serviço a tempo inteiro”, explica também a empresa, sublinhando que a operação vai agora permitir dar novos “passos para a missão da Smartex de acrescentar valor à indústria têxtil global, melhorando a experiência do cliente, e trabalhando para um futuro sem desperdícios”.

"Esta aquisição é um movimento estratégico para expandir a nossa capacidade de engenharia a nível global. Com a ajuda da nossa crescente equipa em Istambul, estamos certos de que vamos conseguir ter um impacto duradouro na indústria têxtil a nível mundial", sublinha Gilberto Loureiro, CEO da Smartex.

O novo centro de engenharia da Smartex.ai na Turquia vai fixar-se em Maslak, na região de Istambul. Para este centro, a empresa tem planos de contratar mais de uma dezena de novos colaboradores em áreas como service engineering, customer success, entre outras.

Recorde-se que no final do ano passado, em novembro, a Smartex.ai completou com sucesso uma ronda financiamento da série A, onde conseguiu amealhar 24,7 milhões de dólares, para usar na expansão do negócio para novas geografias e para aumentar a equipa, referia a empresa à data.

A indústria têxtil e da moda é a terceira mais poluente do mundo e uma das que gera mais desperdício, sendo responsável por 10% das emissões de carbono a nível global e 20% do consumo de água. Estudos mostram que 150 mil milhões de peças de vestuário são produzidas anualmente nesta indústria, que vale qualquer coisa como 3 triliões de dólares.

As soluções da Smartex.ai visam colmatar o desperdício associado à produção têxtil com defeitos, permitindo a monitorização e correção contínua de processos, com recurso a inteligência artificial, e evitando que essas falhas sejam só detetadas no final da produção.