O POSI reabriu hoje o período de entrega de candidaturas ao apoio à participação portuguesa na segunda chamada a propostas no 6º Programa-quadro de Ciência, Tecnologia e Investigação da União Europeia. Decorrendo até 31 de Outubro próximo, este apoio financeiro às participações nacionais neste programa-quadro destina-se exclusivamente às entidades nacionais - empresas, universidades, centros tecnológicos, etc - que pretendam apresentar projectos na área das Tecnologias da Sociedade da Informação.



O financiamento máximo deste programa é de 15 mil euros e pretende apoiar "a preparação da elaboração de candidaturas nacionais, tendo em vista promover o desenvolvimento de projectos inovadores enquanto veículo de aumento de competitividade das empresas nacionais", refere o edital do POSI.



Durante o passado mês de Abril, este mesmo programa de financiamento de
elaboração de candidaturas do POSI registou 106 pedidos da parte de entidades nacionais que apresentaram projectos à Comissão Europeia.



Paralelamente, o Programa Operacional Ciência, Tecnologia, Inovação (POCTI) tem aberto em permanência um concurso de apoio semelhante, mas dirigido a entidades que no âmbito do 6º Programa-quadro pretendam apresentar candidaturas em outros domínios temáticos que não o das Tecnologias da Sociedade da Informação, como ciências da vida, genómica e biotecnologia para a saúde, nanotecnologias, ou aeronáutica e espaço.

Notícias Relacionadas:

2003-09-29 - CE financia 236 projectos de Tecnologias da Sociedade da Informação no 6º Programa Quadro

2003-07-15 - Candidaturas ao programa de financiamento IST ultrapassam os 7,5 mil milhões de euros

2003-01-28 - Governo mais "voluntarista" no apoio de candidaturas ao 6º Programa Quadro de C&T

2002-12-17 - UE abre primeira fase de concurso para VI Programa-quadro de C&T