A Powerdot é a única representante portuguesa no Top GreenTech Companies of 2025 da revista Time. A operadora de sistemas de carregamento para veículos elétricos foi considerada uma das 250 empresas que mais estão a contribuir para a redução do impacto ambiental a nível global. Surge na posição 115 do ranking.

A lista avalia a inovação, impacto positivo e robustez financeira das empresas, no âmbito do compromisso de cada empresa com a sustentabilidade. No total foram avaliadas mais de 8.000 empresas, a nível global, com produtos, serviços ou tecnologias desenvolvidos com o objetivo de reverter os efeitos da intervenção humana no planeta. O grupo final de 250 empresas escolhidas representam negócios em 30 países.

“Este reconhecimento internacional reforça o nosso compromisso em impulsionar a mobilidade elétrica e acelerar a descarbonização do setor dos transportes”, sublinha Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot. “A inovação e a consequente procura de soluções mais sustentáveis estão no centro do nosso trabalho e esta distinção só vem comprovar que estamos no caminho certo”, acrescentou o responsável citado em comunicado.

A Powerdot tem neste momento presença em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Polónia. Neste conjunto de países soma já mais de 9.000 pontos de carregamento, distribuídos por 2.000 localizações.

A empresa tem vindo a expandir a operação através da instalação e gestão de pontos de carregamento para veículos elétricos em parceria com retalhistas e entidades públicas e já “arrecadou mais de 465 milhões de euros em capital próprio e dívida para expandir a sua rede e contribuir ativamente para a transição energética”, diz a mesma nota de imprensa. Há pouco mais de um ano a empresa angariou um investimento de 100 milhões de euros para continuar a expansão do negócio.

No top 10 do ranking da Time, apurado em parceria com a Statista, estão três empresas americanas, incluindo a primeira (Beta) , a maioria das restantes são empresas europeias, com exceção da 9º posição que é da canadiana (Waabi).