"2019 foi um excelente ano para a Huawei". É desta forma que Eric Xu, o presidente rotativo da fabricante chinesa inicia a mensagem de bom ano, apesar de 2019 ter sido marcado pelo "ataque" dos Estados Unidos à empresa. Ainda assim, Eric Xu alertou que em 2020 o crescimento pode ser mais desafiante.
De acordo com a mensagem do presidente rotativo, a receita da fabricante chinesa superou os 850 mil milhões de yuans chineses, o que equivale a cerca de 122 mil milhões de dólares. Isto significa um novo recorde para o grupo chinês e um aumento de 18% em relação ao ano anterior.
Eric Xu garante que a Huawei vendeu 240 milhões de aparelhos este ano, quando em 2018 o número foi de 206 milhões. E, apesar de não serem os valores pretendidos, o presidente rotativo da Huawei mostra-se confiante com o desempenho da empresa.
"Esses números são inferiores às nossas projeções iniciais, mas os negócios continuam sólidos e permanecemos fortes perante as adversidades”
Tendo em conta o bloqueio dos Estados Unidos imposto à Huawei em maio deste ano, os EUA teriam de ser uma questão abordada. O representante reconheceu que a fabricante chinesa está a enfrentar uma campanha "estratégica e de longo prazo" por parte do governo norte-americano contra os seus negócios. Se a campanha persistir por muito tempo irá resultar num ambiente ainda mais "difícil" para a empresa de 32 anos "sobreviver e prosperar", afirmou Eric Xu.
Os EUA colocaram a Huawei na lista negra de comércio do Departamento de Comércio este ano e impuseram novas restrições à sua capacidade de negociar com empresas americanas. Entretanto, o governo americano concedeu várias licenças que permitem que os negócios acontecem na mesma. A última "exceção" foi em novembro e levou à suspensão do bloqueio até fevereiro de 2020.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários