José Sócrates salientou no Sábado os resultados positivos do investimento do Governo na área da tecnologia e ciência, tendo anunciado que Portugal apresenta, pela primeira vez, uma balança tecnológica positiva. Falando no Fórum Novas Fronteiras fez o balanço do investimento ligado ao Plano Tecnológico e à Ciência.

O Fórum Novas Fronteiras teve lugar no dia 27, no Centro Cultural de Belém, e contou com um painel de notáveis na área da tecnologia e ciência. Entre os presentes estiveram representantes do Massachussets Institute of Technology, Carnegie Mellon University, Instituto Internacional Ibérico de Nanotecnologia, Instituto de Biologia Molecular e Celular e Instituto de Medicina Molecular.

O Primeiro Ministro defendeu logo na abertura que Portugal está neste momento a exportar mais tecnologia do que aquela que importa, numa tendência que já se verifica há alguns meses e que é resultado da boa integração do sector tecnológico português no mercado global, “significa que Portugal tem já o nível de investimento e desenvolvimento para responder às exigências desta área comercial".

José Sócrates anunciou ainda que Portugal irá atingir, já em 2008, um investimento de um por cento do PIB (Produto Interno Bruto) na área da ciência e tecnologias, uma consequência directa de um crescimento de 18 por cento da produção científica e de 100 mil doutorados a trabalhar em centros de investigação.

Segundo José Sócrates "nunca houve um período tão curto com uma tamanha e tão importante aposta na ciência e na tecnologia" no país, cita a Lusa.

Notícias Relacionadas:

2007-09-20 - Sócrates sublinha que e-Gov é uma prioridade do Governo
2007-07-10 - Sócrates diz que POR TI reúne as empresas que lideram a modernização do país

2007-05-3 - José Sócrates anuncia programa de incentivo à compra de computadores portáteis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.