
Um caso relacionado com a protecção de patentes tecnológicas está a unir as rivais de longa data Google e Microsoft, que se juntaram para intentar um processo contra a empresa norte-americana GeoTag.
Em causa está uma patente relacionada associada a tecnologias de geolocalização detida pela empresa, cuja validade é contestada pelas gigantes, e que estará a prejudicar a utilização dos seus Google Maps e Bing Maps.
De acordo com a informação avançada pela imprensa internacional, a patente, registada em 1999 e relativa a um "organizador para acesso a informação baseada em tópicos e localização geográfica através da Internet", tem sido invocada pela GeoTag em acções em tribunal que já visaram mais de 300 empresas.
"Estes processos constituem uma nuvem que paira" sobre os serviços de localização geográfica da Microsoft e Google, afirmam as empresas na queixa entregue esta semana no tribunal norte-americano.
As companhias alegam que a tecnologia em causa já era usada antes de intentado o pedido de registo (1996) e que isso não foi tido em conta na altura de conceder a patente e pedem ao tribunal que declare que esta é inválida ou que não está a ser infringida pelos serviços.
As empresas requerem ainda ao tribunal que a GeoTag seja impedida de estar constantemente a processar clientes e parceiros das empresas com base na violação decorrente da utilização destes serviços para localização das suas lojas nos mapas - como aconteceu com marcas como a Starbucks, por exemplo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários