Os serviços de banca online continuam a atrair um milhão de novos clientes todos os meses, segundo a Forrester Research. Se o ritmo de crescimento se mantiver, o número de utilizadores em 2005 será de 110 milhões, ou seja, mais do que o dobro dos actuais 42 milhões de utilizadores que representam 14 por cento da população adulta europeia.



Os países nórdicos destacam-se por terem a maior taxa de penetração neste género de serviço – note-se que na Suécia e na Finlândia mais de metade dos utilizadores habituais da Net são também clientes da banca online. Países como a Grécia e a Itália têm uma percentagem significativamente menor de utilizadores, 25 por cento, e a Espanha apresenta 30 por cento.



De acordo com Charlotte Hamilton, analista da Forrester Research, a utilização dos serviços de banca na Internet está directamente ligada com os níveis de educação, tipo de atitudes e aptidão dos utilizadores.



A Forrester Research deixa ainda alguns conselhos aos bancos europeus para que estes maximizem mais rapidamente o retorno dos seus investimentos online, ou seja, deverão encorajar a migração dos seus clientes demonstrando as vantagens da Internet, salientando a disponibilidade de informação, análise, aconselhamento, e transacções em tempo real. Os bancos deverão também incentivar os clientes a enviar um email com as questões que não são respondidas no site, em vez de se deslocarem ao banco físico, ou telefonarem.



Paralelamente, as entidades bancárias deverão igualmente disponibilizar produtos mais rentáveis como seguros de vida, contas poupança, ou empréstimos com taxas de juro mais baixas. Importante será também a facilitação dos campos a preencher e a redução do número de passos necessários para seleccionar um serviço, o que segundo Charlotte Hamilton fará subir as vendas, possivelmente, em 30 por cento.



Notícias Relacionadas:

2001-10-27 - Netsonda divulga resultados de inquérito sobre banca online

Dossier: Banca na Internet

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.