Conhecida pelos jogos Pokémon GO e Harry Potter: Wizards Unite, jogos de realidade aumentada baseados em geolocalização, a Niantic continua a expandir as suas ferramentas de mapeamento. Desta vez adquiriu a aplicação Scaniverse, criada pela Toolbox AI, uma app utilizada no mapeamento 3D de elementos reais do mundo, que depois podem ser partilhados. Como resultado, o fundador e CEO da Toolbox AI, Keith Ito, junta-se aos quadros da Niantic.

A app Scaniverse “foi pioneira na forma rápida e intuitiva de captar, editar e partilhar conteúdo 3D utilizando a câmara do smartphone”, elogia a empresa de Pokémon GO a sua nova aplicação. Destaca que ao juntar-se à família Niantic, a aplicação vai tornar mais fácil o mapeamento em múltiplos sistemas operativos e facilitar o trabalho da comunidade de “Exploradores Niantic” que todos os dias contribuem na expansão do mundo virtual tridimensional da empresa.

Veja na galeria como funciona a aplicação Scaniverse:

O grande objetivo da Niantic é construir um modelo do mapa do mundo 3D, a partir de renders obtidos através de mapeamento 3D das localizações. A empresa trabalha diretamente com os seus jogadores, criando uma livraria de imagens com diversos pontos de interesse espalhados pelo globo, dando exemplos tais como a escultura de Gandhi em São Francisco ou o altar Maneki-Neko no templo de Gotokuji em Tóquio.

A aplicação adquirida, assim como a sua própria tecnologia, permite um mapeamento 3D das localizações através da utilização dos sensores RGB presentes na maioria das câmaras dos smartphones, assim como os novos equipamentos que suportam a tecnologia de radar LiDAR, tais como os iPhones. “Quanto mais fácil for fazer o scan dos objetos, mais rápido será a construção do mapa 3D do mundo”, refere a empresa no comunicado.

O mapa 3D será utilizado nos seus próprios jogos, e a empresa dá alguns exemplos, tais como ver os habitats de Pokémon no mundo real, ou usar personagens digitais como guias de passeios em locais “secretos”. Ou mesmo, amigos que deixam notas pessoais no mundo real para serem encontradas mais tarde.

O criador da aplicação Scaniverse explicou no seu blog que a aplicação, até aqui paga através de uma assinatura anual, passa a ser gratuita, com todas as funcionalidades premium. Além de se manter na App Store, a Niantic tem agora planos para continuar a suportar a aplicação com atualizações futuras.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.