O Programa CMU Portugal vai financiar seis novos projetos inovadores na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As equipas de investigação portuguesas irão receber mais de 350 mil euros para explorar áreas diversas como tecnologias digitais para a saúde, intervenção da Internet para detetar, tratar e monitorizar ansiedade e depressão em sobreviventes de cancro da mama, estimuladores de Implantes de Tamanho Milimétrico, sondas neuronais, redes distribuídas e avaliação automática de visualizações.

“A diversidade de áreas e equipas de investigação, representam bem a tipologia destes projetos, cujo carácter exploratório permite aos investigadores arrancarem com novas ideias e dar os primeiros passos para projetos de maior dimensão no futuro”, refere-se em comunicado.

Associação Fraunhofer Portugal Research, Centro Hospitalar Universitário de S. João, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, Instituto de Telecomunicações, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto - Faculdade de Letras da Universidade do Porto serão as oito instituições portuguesas financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) através do concurso CMU Portugal para Projetos de Investigação Exploratória 2022.

Universidade Carnegie Mellon

Os seis novos projetos arrancam nos próximos três meses. Durante um ano os investigadores portugueses trabalharão em conjunto com investigadores da Universidade Carnegie Mellon (US), para desenvolver os trabalhos propostos.

Estes são os projetos aprovados:

  • AutoEvaVis: Avaliação Automática de Visualizações - uma Abordagem baseada em Aprendizagem Máquina
    Investigador principal em Portugal:  Evgheni Polisciuc, Universidade de Coimbra
    Investigador principal na CMU: Dominik Moritz, Human- Computer Interaction Institute
  • iNNOV Sensing: Intervenção cognitivo-comportamental piloto, suportada por dados multimodais recolhidos ativa e passivamente, e entregue através da internet para detetar, tratar e monitorizar a ansiedade e depressão em sobreviventes de cancro da mama
    Investigador principal em Portugal: Cristina Mendes Santos, Associação Fraunhofer Portugal Research
    Investigador principal na CMU: Mavank Goel, Software and Societal Systems Department
    Outras Instituições Participantes: Centro Hospitalar Universitário de S. João, EPE; Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
  • PHEASANT: Sondas neuronais fotónicas integradas para computação neuromórfica
    Investigador principal em Portugal:  Maria Rute André, Universidade de Aveiro
    Investigador principal na CMU: Maysam Chamanzar,Electrical and Computer Engineering
    Outras Instituições Participantes: Instituto de Telecomunicações
  • Estimuladores de Implantes de Tamanho Milimétrico
    Investigador principal em Portugal:  Jorge Fernandes, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa
    Investigador principal na CMU: Marc Dandin, Electrical and Computer Engineering
  • SALAD-Nets: Síntese de Funções de Rede Aceleradas, Adaptativas e Distribuídas em Larga Escala
    Investigador principal em Portugal:  Luís Pedrosa, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa
    Investigador principal na CMU: Srinivasan Seshan,Computer Science Department
  • SIGNO: Sistemas de valor em tecnologias digitais para a saúde
    Investigador principal em Portugal:  Ricardo Melo,  Associação Fraunhofer Portugal Research
    Investigador principal na CMU: Sarah E. Fox, Software and Societal Systems Department
    Outras Instituições Participantes: Universidade do Porto – Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Este é o quarto concurso que o Programa CMU Portugal e a FCT lançam para projetos de investigação exploratória desde 2017, com o objetivo de apoiar e financiar equipas de Instituições de investigação nacionais a lançar ideias de projetos e dar-lhes a oportunidade única de colaborar com pares na CMU.

Embora sejam projetos de curta duração, perduram no tempo e dão origem a outras atividades de colaboração, sendo uma excelente forma de alavancar novos projetos e até de abrir portas a novas iniciativas, pode ler-se no comunicado.

O Programa CMU Portugal apoia com regularidade o lançamento de Projetos de Investigação Exploratória, com o principal objetivo de promover a competitividade internacional de Portugal e a capacidade de inovação em ciência e tecnologia na área TIC.

Com estes novos projetos, sobe para 86 número de iniciativas apoiadas pela parceria internacional desde o seu início em 2006, selecionadas “através de um concurso competitivo nacional, e avaliados de forma independente por um painel internacional”.

Mais informação no site CMU Portugal e no site da FCT.