São 3.000 as startups que podem beneficiar do programa Vouchers para Startups: Novos Produtos Verdes e Digitais, anunciado na abertura do Web Summit por António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar. No total são disponibilizados 30 mil euros para cada startup, somando o total os 90 milhões previstos em apoios ao empreendedorismo.

Os dados foram divulgados pela Startup Portugal, que é a entidade gestora da medida «Empreendedorismo» da Componente C16 do Plano de Recuperação e Resiliência, que refere que, para submeterem a candidatura dos seus projetos, as startups devem ter até 10 anos de existência, sede em Portugal e Certificação de PME, pelo IAPMEI.

“Esta é uma medida fundamental para o desenvolvimento do nosso ecossistema. As nossas startups precisam de apoio na sua fase de arranque e acreditamos que estes vouchers vão ser um apoio importante na concretização dos projetos liderados pelos empreendedores em Portugal”, explica António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal.

Os valor dos apoio, que foi divulgado no dia 1 de novembro, gerou algum debate nas redes sociais, sobretudo porque os detalhes não tinham sido definidos.

Agora a Startup Portugal detalha que os vouchers têm um valor fixo de 30 mil euros por startup e que serão disponibilizados em 6 tranches trimestrais de cinco mil euros. As candidaturas para cada pagamento trimestral são analisadas pela Startup Portugal.

Nas despesas elegíveis para este apoio cabem custos com recursos humanos, despesas de acreditação ou certificação tecnológica de recursos humanos, aquisição de serviços externos especializados, aquisição ou aluguer de equipamentos, licenciamento e subscrição de software, custos com proteção e valorização de propriedade intelectual e outros custos indiretos. 

O aviso de abertura de concurso para a medida “Vouchers para Startups – Novos  produtos verdes e digitais” foi publicado no dia 3 de novembro, no portal recuperarportugal.gov.pt e o formulário de candidatura vai ser publicado no site do IAPMEI até 25 de novembro.