O anúncio foi feito na cerimónia de abertura do evento tecnológico Web Summit 2022, que começou hoje e termina na sexta-feira. O pacote, a lançar durante a Web Summit, destina-se a apoiar, com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (2021-2026), startups que desenvolvam modelos de negócio digitais "amigos" do ambiente.

Segundo o ministro, que representou o Governo português na cerimónia de abertura, que começou com um largo atraso, o apoio será atribuído através de vouchers "digitais e verdes". António Costa Silva, que discursou em inglês, adiantou, sem mencionar o montante de financiamento, que será lançado em paralelo um novo pacote para apoiar os "custos operacionais" das incubadoras de empresas.

Dirigindo-se à plateia, instou os empreendedores a investirem em Portugal, tendo presente a "ameaça climática" e que "a tecnologia e as soluções técnicas resolveram os problemas mais difíceis".

Igualmente em inglês, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse que a capital portuguesa, a cidade com que sonhou, é onde "o impossível encontra-se com o possível", evocando como exemplo a recém-anunciada Fábrica de Unicórnios, que pretende captar startups altamente valorizadas.

Web Summit 2022: Está aberta a porta de mais uma edição que promete pôr Lisboa a mexer a todo o gás
Web Summit 2022: Está aberta a porta de mais uma edição que promete pôr Lisboa a mexer a todo o gás
Ver artigo

Depois de mencionar a recém-eleição de Lula da Silva como Presidente do Brasil, o fundador e presidente-executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, defendeu, reproduzindo a filosofia do evento, que "estabelecer conexões", em pessoa, pode "transformar carreiras, empresas e até países".

Na sua sétima edição, o Web Summit prepara-se para receber ao longo dos próximos dias 2.630 startups e empresas expositoras, 1.120 investidores, além de 1.040 oradores espalhados por 20 palcos. Temas como a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, a cibersegurança e a ciberguerra, Inteligência Artificial e cripto economia vão estar em destaque durante a cimeira.

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit trazendo as principais notícias sobre s conferências e as tendências, mas também as empresas e as startups que estão na cimeira tecnológica. Acompanhe tudo através do dossier sobre o Web Summit 2022.

Nota da Redação: A Lusa fez uma correção no título da notícia