O projecto "Leiria+Verde" vai ser alargado aos distritos de Castelo Branco e Santarém, desenvolvendo o a iniciativa “Floresta+Verde”, concretizada pelo protocolo assinado entre a Fundação Vodafone o Ministério da Administração Interna e os Centros Distritais de Operações de Socorro. Esta iniciativa dá seguimento ao programa de detecção e combate a incêndios iniciada no ano passado e cujo balanço foi considerado positivo.

Contando com a presença do Primeiro ministro José Sócrates, o acordo foi assinado por António Carrapatoso, presidente da Vodafone Portugal e da Fundação Vodafone Portugal, por Manuel João Ribeiro, presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, por Francisco Rego, Director-Geral dos Recursos Florestais, por Alzira Serrasqueiro, Governadora Civil de Castelo Branco e por Paulo Fonseca, Governador Civil de Santarém.

Depois de comprovado que o recurso aos meios aéreos, terrestres e tecnológicos tinham sido decisivos para o sucesso da prevenção e luta contra os fogos florestais, a Fundação Vodafone Portugal volta a colaborar com duas aeronaves, duas viaturas de combate a incêndios e uma viatura de comando e transmissões, e ainda com a instalação de sistemas de telecomunicações e georeferenciação em algumas viaturas das corporações de bombeiros.

O projecto "Leiria+Verde", desenvolvido em Leiria o ano passado, juntou a Fundação Vodafone Portugal, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, o Governo Civil de Leiria e a Direcção Geral de Recursos Florestais, tendo por objectivo empreender acções de cooperação a nível da prevenção, detecção e extinção de incêndios florestais.

O Protocolo hoje assinado é válido até Setembro de 2007 e atribui a responsabilidade pela Coordenação Institucional do Projecto ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) e à Direcção-Geral de Recursos Florestais (DGRF).

Notícias Relacionadas:

2004-06-28 - Fundação Vodafone Portugal apoia vigilância e combate a incêndios

2003-02-12 - Operadoras UMTS obrigadas a investir mais no desenvolvimento da Sociedade da Informação