Fruto de um projecto financiado pela Comissão Europeia, a plataforma online E-Arbitration-T que se destina a resolver disputas entre empresas deverá começar a funcionar dentro em breve.



Esta inovação tecnológica é da responsabilidade de um consórcio pan-europeu composto por uma série de entidades: a Comercio Electrónico Global de Espanha; a TIGA Technologies da França; o Departamento de Sistemas de Informação e Computação da Universidade de Brunel no Reino Unido; o Departamento de Engenharia Informática e de Telecomunicações da Universidade de Catania na Itália; a Câmara de Conciliação e Arbitragem de Catania, também na Itália;e a Associação Espanhola da Economia e do Direito Digital.



Segundo este consórcio pan-europeu, financiado no âmbito da secção de Tecnologias da Sociedade da Informação do Quinto Programa-Quadro, a E-Arbitration-T irá permitir que os centros de resolução de disputas ofereçam serviços online com a velocidade e qualidade exigidas no actual mundo dos negócios.



Para estabelecer o contacto directo entre todas as partes envolvidas na disputa - acusadores, respondentes, mediadores, tradutores e especialistas -, esta plataforma online oferece uma vasta gama de ferramentas multimédia, incluindo texto interactivo, videoconferência e som.



O consórcio refere ainda que a segurança e a confidencialidade estão garantidas no sistema de assinaturas electrónicas e pagamentos online da plataforma. A E-Arbitration-T também oferece suporte electrónico para gestão inteligente de casos e orientação para cenários futuros, bem como um mapa de casos adaptado às necessidades da disputa que está a ser resolvida.



A E-Arbitration-T consiste assim num sistema de software destinado a pequenos e grandes centros de arbitragem e mediação, tendo sido concebida especificamente para atingir uma eficiência de custos em centros com poucos casos em curso e onde as partes envolvidas são pequenas e médias empresas.


Notícias Relacionadas:

2001-02-01 - Comissão Europeia cria rede extrajudicial para a resolução de litígios

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.