
Imagine que está a jogar o seu videojogo favorito e uma das personagens é o próprio utilizador. Essa é a ideia por trás do projeto desenvolvido por Catarina Runa, vencedora da edição deste ano do Prémio de Empreendedorismo iUP25K.
A tecnologia do “Face Decode – We Make Faces” permite criar “corpos gráficos que identificam os cibernautas de forma mais simples e rápida” podendo abranger áreas como o cinema de animação e os videojogos, como explicado em comunicado.
Para além do prémio monetário, 15 mil euros do banco Santander Totta, o vencedor teve direito a uma consultoria e depósito de um pedido de patente ou proteção de design nacional.
A completar o top 3 estão a “Howlless – Acoustic Feedback suppressor”, uma tecnologia capaz de eliminar o fenómeno de feedback acústico, e a “LyoCandy Fruit” que consiste na "secagem" de fruta natural com formas e revestimento comestível, respetivamente. Os dois projetos vão ser remunerados com cinco mil euros em serviços de incubação e mentoring.
“O iUP25K tem vindo a revelar, ano após ano, a capacidade de inovação da Universidade do Porto, quer na qualidade dos projetos, quer na atitude empreendedora dos concorrentes. É uma aposta ganha no apoio ao empreendedorismo em Portugal”, afirmou Marcos Soares Ribeiro, diretor do Santander Universidades Portugal e membro do júri, no mesmo comunicado.
O concurso de ideias de negócio teve como objetivo sensibilizar os jovens para o empreendedorismo e para o desenvolvimento de novas empresas que são criadas através do saber e da inovação.
Nota de redação: Corrigida uma gralha no nome do projeto vencedor por indicação de um leitor
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários