A IDC Portugal voltou a distinguir dez projetos de base tecnológica de empresas portuguesas nos CIO Awards. No total os projetos vencedores representam um investimento de 50 milhões de euros, um valor que é destacado pela consultora tendo em conta a conjuntura atual da economia portuguesa.

"A iniciativa evidencia que, apesar do clima económico no território nacional, as organizações nacionais continuam preocupadas com a inovação dos seus processos, produtos e serviços, nomeadamente porque a inovação nestas áreas lhe permite manter ou reforçar a competitividade das suas organizações", escreve em comunicado o diretor-geral da IDC, Gabriel Coimbra.

A Ascendi foi premiada por um sistema de identificação e cobrança de portagens que estão em falta, usado pelas Brigadas de Fiscalização Móvel. A Autoridade Tributária e Aduaneira destacou-se pelo eFatura, um projeto que o TeK já abordou noutras ocasiões.

O Best Guru do Banco Best é um motor de pesquisa integrado na página da entidade bancária que permite encontrar diferentes soluções de investimento. Também no âmbito online o projeto "Cascais à distância de um clique" da Câmara Municipal de Cascais é uma plataforma de atendimento online para gestão territorial e documental.

A Efacec Capital com uma plataforma de comunicação empresarial entre prestador de serviços e clientes, o Instituto de Construção e Imobiliário com o Portal BASE, e o Instituto Geográfico do Exército com uma página Web que agrega vários tipos de informação geográfica de Portugal, são exemplos da diversidade de projetos que tiveram a concurso.

A lista de dez vencedores fica completa com o Sistema de Gestão de Filas de Espera do Instituto Português de Oncologia do Porto, com o projeto TechAudit - gestão e realização de auditorias relativas à instalação de serviços de telecomunicações através de aplicação Web - da PT Pro, e com o Zon-IN da Zon, rede de fibra ótica de nova geração.

Todos os projetos vencedores foram considerados como responsáveis por um forte impacto no negócio das empresas.

A otimização de processos de negócio e dos recursos usados nas atividades, além da predominância Web, são as imagens que caracterizam os projetos vencedores. Além dos galardoados, houve ainda cinco menções honrosas para mais cinco empresas.

No total foram apresentados a concurso 47 projetos na terceira edição dos CIO Awards. Pode ainda consultar os vencedores da primeira e segunda edição dos prémios atribuídos pela IDC Portugal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.