A cerimónia de entrega dos prémios decorreu esta semana em Londres e as obras estão em exposição na Somerset House, de 17 de abril a 5 de maio. Entre as várias categorias e os vencedores respetivos, foi selecionado o Fotógrafo do Ano, que nesta edição dos Sony World Photography Awards foi Zed Nelson.

O fotógrafo britânico apresentou o trabalho The Anthropocene Illusion, um projeto documental de longa duração, que abrange seis anos e quatro continentes, e que explora a relação profundamente fraturada entre os seres humanos e o mundo natural. Recebe um prémio monetário de 25.000 dólares americanos, uma variedade de equipamento de imagem digital Sony e a oportunidade de apresentar um conjunto adicional de trabalhos na exposição Sony World Photography Awards 2026.

Para esta edição foram escolhidos vencedores para as 1o categorias, mas também selecionados os finalistas dos 2º e 3º lugar de cada categoria. Algumas das imagens podem ser vistas na galeria abaixo.

Pode saber mais sobre os Sony World Photography Awards e ver todas as fotografias e a história de cada uma delas no site da iniciativa.