Cumprindo uma promessa do programa eleitoral do Partido Socialista, o Conselho de Ministros aprovou hoje uma Proposta de Lei que visa a reintrodução de um sistema de apoio à investigação e desenvolvimento nas empresas. O SIFIDE, como era conhecido, vigorou entre 1997 e 2003 e foi criado pelo primeiro Governo de António Guterres e extinto pelo executivo PSD.
A nova Proposta de Lei, que transita para apreciação no Parlamento, permite a dedução à colecta do IRC de 20 por cento das despesas de investigação e desenvolvimento, incluindo aquisições de imobilizado, despesas com pessoal, despesas de funcionamento e despesas com patentes. O programa prevê ainda a cobertura de 50 por cento sobre o acréscimo de despesas, comparativamente aos dois anos anteriores. O prazo previsto para a dedução das despesas é extensível a seis anos, em caso de insuficiência de colecta, características importadas do sistema anterior.
Entre as novidades da nova proposta contam-se a alteração do montante máximo de dedução que passa de 500 mil para 750 mil euros e a fixação, à priori, de um período mínimo de vigência do regime, que é de cinco anos.
Para Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a extinção do regime de incentivos em 2003 foi "um manifesto desrespeito pelas entidades com projectos de investigação em curso", disse em conferência de imprensa.
O ministro não tem para já uma estimativa da perda de receitas fiscais que irá resultar da recuperação do SIFIDE, mas remete para o período entre 1997 e 2003 quando deixaram de entrar anualmente nos cofres do Estado entre 25 e 30 milhões de euros.
Nos sete anos de vigência do SIFIDE, Portugal registou um crescimento em I&D empresarial de 18 por cento, sendo que foram submetidas a estes benefícios 1061 candidaturas, sumaria um comunicado.
Notícias Relacionadas:
2005-04-21 - Conselho de Ministros aprova regime para Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico
2005-03-21 - Governo PS vai formar Unidade de Missão para implementar Plano Tecnológico
2005-01-25 - PS coloca Plano Tecnológico no centro do programa eleitoral
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários