Nos termos do acordo, que reage ao incumprimento da Rioforte, a Oi paga à Portugal Telecom os 847 milhões em dívida. Em troca, os acionistas da empresa reduzem a participação na empresa que resultará da fusão PT/Oi dos inicialmente previstos 38% para 25,6%, mas fica assegurada a possibilidade de recomprar os títulos agora trocados por divida.



O acordo é válido por um prazo de 6 anos e o direito de recompra pode ser exercido de forma faseada: 10% das ações no final do primeiro ano e 18% em cada ano seguinte.



No comunicado ao mercado as duas empresas garantem ainda que vão "desenvolver contra a Rioforte e partes relevantes relacionadas as vias legais e procedimentais ao seu dispor com vista a obter o reembolso da dívida".



Esta terça-feira terminou o prazo para que a empresa do grupo Espírito Santo fizessem o reembolso da dívida comprada pela PT, através de papel comercial. Como vinham apontando as previsões o prazo não foi cumprido, uma hipótese que já se previa pudesse ter um impacto negativo no negócio para os acionistas da PT.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico