A Portugal Telecom e a SGC Telecom formalizaram ontem um acordo para analisar e desenvolver oportunidades de negócios internacionais para as soluções integradas de televisão, voz e dados. O acordo estabelecido abrange as áreas geográficas onde as duas empresas operam, assim como visa alargar os investimentos a outras áreas.

O comunicado, citado pela imprensa nacional, explica que este acordo visa incrementar "a experiência de gestão e a vocação de procura de oportunidades em negócios internacionais" para a comercialização de serviços de vídeo, dados e voz, quer nas áreas geográficas onde a PT e a SGC operam, quer futuramente em outras regiões do globo.

De acordo com Miguel Horta e Costa, presidente da comissão executiva da PT, esta parceria "é um bom exemplo de como empresas nacionais unem as suas capacidades para competir em mercados internacionais".

Recorde-se que João Pereira Coutinho, presidente do grupo SGC, apresentou recentemente no mercado nacional a Ar Telecom, empresa de telecomunicações que substitui a marca Jazztel.

A Ar Telecom conta com um investimento de 800 milhões de euros para fazer chegar a todo o território a oferta triple play que o grupo vem desenvolvendo. O serviço da operadora baseia-se na tecnologia de acesso fixo via rádio (FWA), com rede denominada TMAX.

Em Setembro, o serviço cobria 30 mil lares em algumas zonas de Lisboa, mas até Março do próximo ano a Ar Telecom espera cobrir toda a cidade de Lisboa com a sua infra-estrutura wireless e a breve prazo garantir também a cobertura da cidade do Porto. Em cinco anos, o objectivo é chegar a todo o país e daqui a dois anos ter uma quota de mercado de 20 por cento da população nas zonas cobertas.

Notícias Relacionadas:
2005-10-18 - PT considera que estudo da AdC tem erros metodológicos que distorcem as conclusões

2005-09-22 - Jazztel dá lugar à Ar Telecom com investimento de 800 milhões de euros

2005-09-20 - SGC agenda para amanhã apresentação de novo operador