O plano de redução de colaboradores que a Portugal Telecom tem vindo a conduzir desde a privatização da empresa já colocou em situação de pré-reforma ou suspensão de contrato 9 mil funcionários, que custam anualmente à empresa 160 milhões de euros.



A maior parte dos colaboradores nesta situação pertenciam à PT Comunicações, a maior empresa do grupo, e recebem entre 80 e 100 por cento do salário com direito a actualizações anuais, explica o Público que avança a notícia.



Os números revelam que o operador incumbente tem um número maior de funcionários em casa do que no activo e que as despesas associadas a estes nove mil trabalhadores, contra os cerca de 7 mil no activo, é de 40 por cento do total dos custos com colaboradores.



De acordo com a notícia do Público os ex-funcionários nesta situação beneficiaram de legislação criada a propósito da privatização, que concedia benefícios de reforma para quem saísse dos quadros da empresa entre 1997 e 2005, mesmo que não reunisse todos os critérios necessários para a reforma. Esta medida acabou por beneficiar também alguns administradores do grupo como Miguel Horta e Costa (ex-presidente da SGPS), Iriarte Esteves ou Paulo Nordeste.


Notícias Relacionadas:

2007-02-08 - PT melhora resultados líquidos em 32,5% face a 2005

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.