A Portugal Telecom tem um novo espaço em Lisboa para receber os clientes empresariais e onde a empresa espera poder fechar vários negócios, sem nunca definir metas. O conceito começou a ser idealizado há cinco anos, mas foi durante os 12 últimos meses que o projeto avançou de forma definitiva. Situado no Fórum Picoas, o espaço também quer funcionar como uma ponte de ligação para o Brasil e quer ser uma representação visual das sinergias com a Oi.



A inauguração de um espaço em tudo semelhante na cidade de São Paulo é a ponte que concretiza esta ligação. “O look and feel igual permite que haja uma continuidade entre os espaços dos dois países”, explicou Zeinal Bava durante uma visita ao novo complexo. O executivo também acredita que esta aposta dupla vai permitir “à área empresarial dar um salto no Brasil”.



Zeinal Bava mostrou-se ainda bastante satisfeito pelo resultado estético do showroom, revelando que o mesmo “é uma boa montra do que são os serviços da PT”. O executivo lembrou que para uma operadora de telecomunicações a Portugal Telecom tem muitas áreas de trabalho, equiparando-se mais a uma empresa de TI.



Para que os clientes se sintam em casa


O que começou por ser apenas um showroom de algumas tecnologias que a PT disponibiliza, acabou por se transformar num espaço mais dinâmico. Há por exemplo um nano-centro de dados para que os clientes possam ver na capital todas as condições que podem encontrar no data center da Covilhã sem ser necessária a deslocação. “Vou levar a Covilhã para Lisboa”, foi o pensamento partilhado por Zeinal Bava a propósito desta aposta.



Nesta réplica do data center mostra-se o sistema de autenticação Palm Veins – que reconhece as veias dos utilizadores e deteta se há ritmo cardíaco -, o sistema anti-incêndio e o sistema de refrigeração. Além da diferenciação pela segurança, a Portugal Telecom aposta muito na redução de consumos energéticos e na baixa pegada ecológica gerada pelo empreendimento para atrair potenciais clientes.



Entre as tecnologias em montra no showroom, a PT apresentou duas novas soluções. A primeira é um sistema de comunicações fixo e móvel que não exige infraestruturas, funcionando apenas através dos terminais e da ligação à rede de dados. É desenvolvido em parceria com a Cisco e uma das maiores vantagens é poder mudar a chamada de um telefone para o computador e do PC para o telemóvel através de transições rápidas e sem falhas.



A outra solução pertence à área do armazenamento e da colaboração empresarial: Disco Virtual 360º. Simplificando o conceito, é uma versão do Meo Cloud para empresas, mas sempre com a componente da segurança reforçada. Além disso permite a integração com outras soluções que já existam na empresa – como sistemas de autenticação -, integra de forma automática com as VPN da rede da PT e tem outras ferramentas empresariais como controlo de quem fez o download de um determinado ficheiro. Tem ainda a vantagem de ser ter custo variáveis, isto é, cada um subscreve o que precisa: um modelo de 200GB de espaço, para cinco colaboradores custa 23,5 euros por mês, por exemplo.



Plataforma de Video as a Service (VaaS) e sistema de gestão de frotas são outras valências com as quais a Portugal Telecom espera atrair novos clientes no campo empresarial.



O novo espaço tem ainda uma sala mais informal, que tenta replicar um pouco aquilo que poderá ser a casa do futuro. A ideia deste espaço é mostrar a importância do segmento de consumo para a PT e vai também ao encontro de cada vez mais as pessoas procurarem experiências mais unificadas entre a casa e o local de trabalho.

PT e Oi no mesmo ritmo

O novo espaço é a bandeira das sinergias que foram prometidas no anúncio da fusão. Mas no terreno as equipas da PT e da Oi têm partilhado conhecimentos. A título de exemplo, alguns engenheiros portugueses vão agora para o Brasil fazer uma otimização de redes recentemente instaladas. Do outro lado do Atlântico está-se a aproveitar o conhecimento que existe ao nível das lojas como ponto de atendimento e de venda.

Outro exemplo de parceria está a ser dado com o Mundial de Futebol do Brasil. Todos os clientes PT podem usufruir dos 700 mil pontos Wi-Fi da Oi de forma gratuita. Zeinal Bava aproveitou a ocasião para revelar que até ao final do ano a operadora brasileira espera ter perto de um milhão de hotspots.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.