Na sequência de uma notícia publicada este fim de semana que dava conta de um eventual acordo entre a Portugal Telecom e a Novabase, que levaria à aquisição da empresa portuguesa de tecnologias de informação, a PT veio esclarecer que não tomou qualquer decisão sobre o lançamento de uma OPA ao capital da empresa.



O esclarecimento à informação veiculada pelo Expresso, que dava como certo um acordo entre as administrações das duas empresas, acaba por não desmentir de forma clara a informação, mas apenas explicar que não houve uma decisão formal sobre o assunto. "A Portugal Telecom esclarece não ter tomado qualquer decisão relativa ao lançamento de uma oferta pública de aquisição sobre as acções representativas do capital social da Novabase, SGPS, S.A, nem tendo tal facto sido discutido no seu Conselho de Administração", diz o comunicado.



O mesmo documento acrescenta no entanto que o grupo "tal como já anteriormente referido, analisa com frequência possibilidades de desenvolvimento e expansão da sua actividade, nas várias áreas de negócio da empresa, desde que estas maximizem valor para os seus accionistas".



Por parte da Novabase também não há confirmação oficial da informação e a empresa liderada por Rogério Carapuça garante em comunicado “não ter sido notificada de qualquer intenção de lançamento de oferta pública de aquisição sobre as acções representativas
do seu capital social”. A Novabase faz no entanto uma salvaguarda idêntica à da PT para dizer que a empresa está em constante análise de parcerias que vão de encontro à sua estratégia, explicando que "pela sua dimensão e natureza" o grupo Portugal Telecom "constitui um interlocutor privilegiado".



Mesmo assim, a publicação da notícia de sábado acabou por desencadear uma situação que levaria à suspensão da negociação dos dois títulos cerca de meia hora depois da abertura do mercado, hoje de manhã. Logo no início da sessão as acções da Novabase dispararam mais de 3 por cento. Reposto à negociação, depois de quase duas horas, o título continua em trajectória ascendente.


Notícias Relacionadas:

2005-07-30 - Accionistas da Novabase alienam 9% do capital da empresa