A maior operadora de telecomunicações do Brasil pode estar na mira da Portugal Telecom cuja administração terá aprovado na segunda feira uma proposta que serve de base de negociação para lançar uma oferta de aquisição amigável, escreve hoje o Diário Económico. Entretanto a PT negou ter apresentado "qualquer proposta de compra de acções a qualquer accionista da Tele Norte Leste Participações (Telemar)"

A Telemar é a maior operadora de telecomunicações do Brasil e o seu valor de mercado equivale a quase 7 mil milhões de euros. A operadora é particularmente forte na rede fixa, onde detém a marca Oi, e está presente em 15 dos 26 Estados do Brasil, com mais de 40 milhões de linhas instaladas.

De acordo com o jornal económico, o sucesso da operação depende de um acordo com o grupo que controla a Telemar e que detém cerca de 40% do capital da empresa. A PT quer ter pelo menos metade das acções da Telemar, o que envolveria um investimento de 3,5 mil milhões de euros, contabiliza a mesma fonte.

A proposta de aquisição terá sido discutida na quinta-feira passada, depois de ter sido preparada pela comissão executiva da PT com a ajuda do Caixa BI e do Banco Espírito Santo de Investimento, mas teve de ser reformulada e voltou à agenda esta segunda-feira, escreve o Diário Económico.

Em comunicado enviado à CMVM, a administração da PT sublinha que "o mercado brasileiro assume particular relevância dada a participação importante que o grupo aí possui, o que obriga a uma recorrente análise do posicionamento competitivo e desempenho operacional dos activos actualmente detidos, bem como estudo de eventuais opções estratégicas que criem valor para o grupo e seus accionistas" mas garante "não ter apresentado qualquer proposta de compra de acções a qualquer accionista da Tele Norte Leste Participações (Telemar)".

A Telemar tem vindo a ser um alvo de compra por alguns dos grandes players internacionais, entre os quais se conta a Vodafone e a mexicana Telmex. Para a Portugal Telecom o interesse na empresa não é novo mas a compra pode surgir com alternativa a uma eventual alienação da participação da operadora portuguesa na brasileira Vivo.

Nota da Redacção: [16:44] A notícia foi alterada para incluir a informação enviada pela PT à CMVM de que não apresentou qualquer proposta para compra da Telemar.

Notícias Relacionadas:

2007-02-08 - PT melhora resultados líquidos em 32,5% face a 2005