Segundo uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau(IAB), o valor das receitas com publicidade online nos Estados Unidos aumentou 33 por cento em 2004, atingindo um valor recorde de 9,6 mil milhões de dólares, valor que superou os investimentos realizados em 2000, que atingiram 7,6 mil milhões de dólares. Para 2005 a previsão é de um crescimento de 33,7 por cento ou, em números absolutos, 12,7 mil milhões de dólares.

Desta forma, o segmento online representa 3,7 pontos percentuais das receitas totais do mercado publicitário americano, ficando atrás dos envios de direct mail (50,1 mil milhões), jornais (46,2 mil milhões), televisão (33,5 mil milhões), rádio (20,7 mil milhões) e revistas (12,4 mil milhões). Ainda assim, o valor dos anúncios na Web é superior ao das revistas de negócios e outdoors.

No ano de 2004 cerca de 40 por cento dos lucros foram gerados de anúncios provenientes por ferramentas de pesquisa, como o Google e o Yahoo, uma das áreas mais dinâmicas. Mas, também os sectores tradicionais começam a apostar na publicidade online.

O IAB acredita que o aumento na publicidade online se deve ao facto de as empresas estarem mais atentas ao tempo que os consumidores passam na Internet. Em 2003, o número de anunciantes de produtos de consumo era de 37 por cento, subindo para 49 por cento em 2004. Algumas pesquisas indicam que o número de horas online também aumentou, em contrapartida, o tempo dedicado à televisão e outros media decresceu.

"Os anúncios interactivos tornaram-se muito importantes, e não podem ser ignorados", afirma Greg Stuart, presidente da IAB, que realizou a pesquisa em conjunto com a PricewaterhouseCoopers.

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