A fabricante de software de business intelligence QlikTech abriu um escritório em Portugal que servirá para desenvolver as actividades do grupo no país e facilitar o contacto com países africanos de expressão portuguesa.

A operação portuguesa será dirigida por Nuno Moura, responsável de vendas do escritório que reporta a José Maria Alonso, director-geral ibérico da empresa, que apenas desde o início deste ano está representada na Península Ibérica.

É aliás o responsável espanhol quem, em comunicado, admite, referindo-se à operação portuguesa, que "este escritório servirá também de ponte para países de língua portuguesa em África".

O escritório português vai funcionar segundo um modelo comercial misto, com vendas directas e através de parceiros. Os serviços são da responsabilidade dos parceiros, cuja rede está em desenvolvimento.

A QlikTech Ibérica conta com 20 elementos. Em Portugal existem para já dois. O objectivo é ir reforçando a equipa à medida que o negócio for aumentando.

A companhia sueca, fundada em 1993, é segundo a IDC o fornecedor internacional de Software de Business Intelligence com crescimento mais rápido no mercado ao longo dos últimos três anos. Conta actualmente com 430.000 utilizadores em 9.500 clientes de 87 países.