A Qualcomm, que produz processadores e outras tecnologias para muitos dos smartphones actualmente no mercado, prepara-se para adquirir a Atheros Communications, uma empresa especializada em soluções de comunicação.

A informação é comunicada hoje pela Qualcomm, que anunciou ter chegado a um acordo para aquisição da Atheros por 3,2 mil milhões de dólares - o correspondente a cerca de 2,4 mil milhões de euros.

A Atheros produz semicondutores destinados a estabelecer ligações sem fios à Internet, o que poderá ajudar a colmatar uma lacuna crítica no portefólio de tecnologias da Qualcomm e ajudar a empresa a vingar no fluorescente mercado dos tablets, realçam os analistas internacionais.

A fabricante do popular processador Snapdragon está a oferecer 45 dólares por cada acção da empresa sedeada na Califórnia (EUA), o que representa uma valorização de 22 por cento face ao preço dos títulos à hora de fecho da bolsa na segunda-feira - altura em que o The New York Times desvendou o potencial negócio. As acções subiram depois de valor, influenciadas pelo anúncio.

Ambos os conselhos de administração das empresas aprovaram a transacção, estando esta agora dependente do consentimento dos accionistas da Atheros e do regulador do mercado. A Qualcomm espera que a aquisição e concretize durante a primeira metade do ano.