Durante todo o seu discurso, a comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, mostrou à jornalista da Recode que as acusações, por parte das grandes empresas, de protecionismo e de travar a inovação é algo com que lida bem: "pessoas como eu nunca ficam desempregadas", brincou .

Vestager defendeu que o seu trabalho enquanto comissária para a Concorrência é garantir e certificar que os empreendedores têm todas as mesmas hipóteses e que o crescimento de uma empresa não é impeditivo do crescimento de outras, pois a competição é "o driver da inovação" e, para isso, é necessário que sejam desenvolvidas as melhores ferramentas junto do mercado.

"Se alguém tem sucesso no mercado é porque tem bons produtos e os clientes gostam deles e não pelo seu poder. Até porque o medo e o poder juntos são um cocktail muito poderoso", esclareceu.

A representante da Comissāo Europeia também classificou como positiva a pressão crescente por parte dos cidadãos para que a legislação mude e seja transparente e, no primeiro dia de Web Summit, afirmou que nunca se sente tāo europeia como quando está nos Estados Unidos da América.

“O mercado europeu é um mercado livre, mas muitas vezes temos de intervir. Temos de nos certificar de que é a democracia e não a lei da selva que funciona.  Os fundadores da União Europeia queriam uma competição justa e nós temos que ter a democracia de volta", justificou, no discurso da Opening Night.

Das multas aplicadas às tecnológicas Google, Facebook e Apple, apenas a marca da maçã se recusou a pagar até à data a penalização de 13 mil milhões de euros por ter recebido tratamento preferencial do executivo irlandês no que toca ao pagamento de impostos.

Margrethe Vestager foi uma das personalidades que esteve presente na conferência de abertura do Web Summit, esta segunda-feira, no Altice Arena, juntamente com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o primeiro ministro, António Costa, entre outros.

O Web Summit decorre até dia 9 de novembro e o TEK está a acompanhar os momentos mais importantes, nomeadamente em imagens. Veja edição de 2017 do evento "por dentro".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.