A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) volta a distinguir o que melhor se faz a nível empresarial entre os jovens portugueses e os finalistas da 14ª edição do Prémio do Jovem Empreendedor são quatro empresas de base tecnológica.

SensorialFIT, Shipperline, TOP Research e Track Student são as startups que vão ser avaliadas na viabilidade económica do projeto e na diferenciação dos produtos que apresentam. O vencedor vai levar para casa um prémio avaliado em 30 mil euros, sendo que 20 dos quais correspondem a prémio monetário.

O projeto SensorialFIT já é conhecido das andanças do empreendedorismo. O vestuário sensorial com algumas componentes tecnológicas, como sistema de localização por GPS, criado para crianças com necessidades especiais, já valeu à criadora Ângela Pires o prémio da Samsung para as indústrias criativas.

A startup Top Research também já viveu alguns momentos de glória. Como o TeK deu conta no início do ano, a aplicação portuguesa TOP Files conseguiu receber 500 mil downloads em dois meses no iOS. Agora a app evoluiu para a TOP Suite, um software que permite gerir e criar ficheiros entre computadores e dispositivos móveis através da cloud, que tem como principal foco os estudantes e investigadores académicos.

A Shipperline criou uma plataforma Web e móvel que permite optimizar os processos de exportação de mercadorias, criando um canal de comunicação entre exportadores e os agentes de navegação. Esta gestão de logística através da cloud tenta diminuir os riscos associados ao transporte de mercadorias, reduzir os tempos de entrega e os erros gerados nas plataformas de descarga.

Também a concurso está a Track Student, um projeto que acelera o contacto entre empresas e jovens estudantes. Em vez de esperar que o contacto entre as partes se faça depois de os cursos superiores estarem terminados, a Track Student é uma plataforma online que coloca os jovens académicos em contacto com entidades empregadores a partir do momento em que entram para as universidades. As empresas podem ter um acompanhamento mais completo da possível futura força de trabalho, enquanto os estudantes podem gerir toda uma nova rede de contactos e oportunidades.

A distinção da ANJE vai ser feita amanhã, 22 de novembro, numa gala na Alfândega do Porto.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico