A saída de Steve Jobs da direção executiva da empresa foi preparada de forma cuidada na Apple e todas as peças estavam prontas para encaixar no momento certo, que parece ter surgido com a avalanche de boas notícias sobre a saúde financeira da empresa na última semana.

Por isso a mudança da página da liderança da empresa foi rápida, mostrando uma estrutura mais pequena, onde não falta apenas a fotografia de Steve Jobs e continua a não constar nenhuma mulher.

[caption]Nome imagem[/caption]

Ao lado de Tim Cook, agora CEO, surgem os vice-presidentes Scott Forstall, da área de software iOS, Jonathan Ive, de design industrial, Ron Johnson, do retalho, Bob Mansfield, de engenharia de hardware Mac, Peter Oppenheimer, da área financeira, Philip W. Schiller, de marketing de produto, e Bruce Sewell, que acumula a vice-presidência com o Departamento legal.

O nome de Steve Jobs foi remetido para o final da página, no Conselho de Administração, ao lado de nomes como Albert Gore Jr, ex-vice presidente dos Estados Unidos, e Andrea Jung, Presidente e CEO da Avon.

Desde 1997 que a fotografia de Steve Jobs estava presente nesta página e mesmo que continue a puxar os cordelinhos e a definir as estratégias da Apple como presidente do Conselho de Administração, vários analistas temem que a empresa perca o rumo pela sua falta de intervenção mais direta. Embora nos últimos meses o seu estilo de liderança tinha sido algumas vezes apelidado de ditatorial em biografias não autorizadas que mostravam que liderava a Apple com mão de ferro.

Veja abaixo imagens de alguns dos alinhamentos da administração nos últimos cinco anos, recolhidos com a ajuda do Internet Archive.

Dezembro de 2010

[caption]Nome imagem[/caption]

Novembro de 2009

[caption]Nome imagem[/caption]

Julho de 2008

[caption]Nome imagem[/caption]

Maio de 2007

[caption]Nome imagem[/caption]

Pode ler ainda a carta que Steve Jobs dirigiu à Administração e à comunidade Apple para comunicar a sua decisão.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi corrigida a informação sobre o cargo de Bruce Sewell. Como alertava um leitor, este é conselheiro para a área legal, dirigindo este departamento.