A competição tecnológica europeia que escolhe as scaleups de maior crescimento na Europa em função das suas receitas, Tech5, já revelou os cinco finalistas portugueses que vão competir na edição de 2020. DefinedCrowd, Sword Health, Jscrambler, 20tree.ai e Barkyn foram os escolhidos este ano a nível nacional, depois de 2019 ter sido a primeira vez em que Portugal participou.

Criada há mais de seis anos e organizada pela The Next Web (TNW) e Adyen, a competição escolheu cinco startups por país através de um júri composto por investidores, influencers e especialistas em tecnologia. O vencedor será anunciado a 17 de junho, em Amesterdão, depois da avaliação da adaptação ao mercado, o capital e as rondas de investimento, o crescimento, a cobertura nos meios de comunicação social e o impacto social da startup.

O ano passado marcou uma viragem para a competição, já que foi a primeira vez que se focou nas scaleups. Este termo refere-se às empresas criadas recentemente (startups) que registam um forte crescimento, geralmente com, pelo menos, 10 trabalhadores e um crescimento sustentável superior a 20% do volume de negócios anual.

Conheça melhor as startups que vão representar Portugal.

Em mais uma edição da competição, o co-fundador da TNW, Patrick de Laive, quer que a Tech5 continue a fazer com que as "startups mais jovens possam conseguir o impacto que merecem”, enquanto, Juan José Llorente, country manager de Adyen em Espanha e Portugal, enaltece as scaleups finalistas portuguesas pelo grau de inovação nos respectivos sectores e felicita-as.

"Estamos a contar com cada vez mais talento no mercado de startups portuguesas, que estão a demonstrar uma capacidade de inovação e adaptação muito superior ao de outros mercados", afirma.

A Jscrambler já reagiu à nomeação, mostrando-se bastante satisfeita com esta distinção. Em comunicado, Rui Ribeiro, cofundador e CEO da empresa, afirma que “ser considerada uma das scaleups mais relevantes da Europa pela TheNextWeb e pela Adyen é um orgulho e um reconhecimento do trabalho árduo que desenvolvemos nos últimos anos”.

"Num ambiente cada vez mais hostil, em que continuamos a ver inúmeros ataques a grandes organizações, a Jscrambler continua a ativamente investir em investigação e desenvolvimento de soluções de ponta para as proteger”, afirma.

Ao longo dos anos, a Tech5 serviu como "plataforma de lançamento" de empresas como a Transferwise, Delivery Hero, Cabify, Foodpanda e Emma Mattress. Em termos de financiamento, e até à data, os finalistas desta competição conseguiram mais de 20.000 milhões de euros de financiamento.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.