A Vodafone Portugal obteve receitas de 185 milhões de libras, cerca de 233 milhões de euros, entre abril e junho. O valor é 19 milhões de euros inferior ao conseguido em igual período do ano passado e pode ser justificado com a perda de clientes que a empresa tem vindo a sentir no serviço de telefonia móvel.



A Vodafone fechou o primeiro trimestre fiscal com 5,4 milhões de clientes móveis, uma perda de 533 mil utilizadores no espaço de um ano. Este é o sexto trimestre consecutivo em que a operadora perde clientes no mercado móvel.



A receita total por utilizador está agora nos 11,9 euros por mês, mais 20 cêntimos do que em igual período do ano passado, mas quando se analisam as categorias específicas, a Vodafone Portugal sai a perder. Se no primeiro trimestre de 2013 a Vodafone recebia em média 29 euros de cada cliente com tarifário a contrato e oito euros dos que estavam em tarifário pré-pago, os valores desceram para 25,5 e 7,8 euros respetivamente.



Apesar de ter menos utilizadores no serviço de telefonia móvel, o número de minutos de chamadas de voz consumidos aumentou para quase três mil milhões, quando em 2013 tinha sido de 2,83 mil milhões.



Já o uso de mensagens caiu de forma abrupta, muito graças às novas formas de comunicação através da Internet como o WhatsApp ou Viber. Se no primeiro trimestre fiscal de 2013 tinham sido enviados 4,49 mil milhões de SMS, este ano foram enviadas 3,82 mil milhões. A comprovar esta tendência está o aumento do consumo de dados de Internet móvel que a operadora registou em Portugal.



Mas se há área em que a Vodafone Portugal pode estar satisfeita, é na dos clientes de banda larga fixa. A operadora tem atualmente 245 mil de utilizadores, quando há um ano esse valor era de 113 mil. Em comunicado a Vodafone diz que a oferta de fibra que tem disponibilizado no país está a ajudar a cativar mais clientes neste segmento de negócio.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico