Já foram selecionados 30 consórcios de inovação para integrarem a Rede Nacional de Test Beds, uma iniciativa coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital, com o apoio do IAPMEI, ANI, Compete, DGAE e Startup Portugal.

Os consórcios de inovação terão como objetivos principais disponibilizar as condições necessárias às PME e às startups para teste, desenvolvimento e experimentação de novos produtos e serviços, garantindo a segurança e eficácia das novas tecnologias.

Ao todo, a Rede Nacional de Test Beds conta com um financiamento de 150 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Espera-se que os 30 consórcios selecionados desenvolvam, até ao terceiro trimestre de 2025, 2.415 produtos piloto.

Rede Nacional de Test Beds conta com financiamento de 150 milhões de euros do PRR para testar produtos inovadores
Rede Nacional de Test Beds conta com financiamento de 150 milhões de euros do PRR para testar produtos inovadores
Ver artigo

Citado em comunicado, Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, afirma que o apoio concedido pelas equipas dos Test Beds “em matéria de capacidade tecnológica, equipamento e partilha de conhecimento vai permitir que as organizações mais pequenas ou em crescimento sejam munidas com novas capacidades e ferramentas para se adaptarem e inovarem num mercado cada vez mais competitivo e digital”.

As Test Beds têm em vista uma abordagem colaborativa entre as empresas que são responsáveis pela sua operação e as que prestam serviços no apoio à experimentação, permitindo testar produtos e serviços em espaços físicos ou virtuais.